economia
Analisaremos as funções de primeiro grau e suas aplicações, estudando conceitos como taxa de variação; funções receita, custo e lucro; break- even point (ponto de equilíbrio); juros simples; restrições orçamentárias, entre outras. Estudaremos também diferentes maneiras de obtermos e interpretarmos graficamente a função do primeiro grau, estas representam um dos tipos de funções mais simples e de grande utilidade .
Estudo da Função de Primeiro Grau
É uma variação na variável independente que gera uma variação proporcional na variável dependente. É isso o que caracteriza uma função de primeiro grau.
Para um maior entendimento da função do primeiro grau podemos calcular a taxa de variação media, ou simplesmente taxa de variação da variável dependente .
Exemplo:
Tabela custo para produção de camisetas.
Quantidade(q) 0 5 10 20 50 100
Custo (c) 100 110 120 140 200 300
M= variação em C = 10 = 20 = 60 ... = 2 . variação em Q 5 10 30
Nesse exemplo, a razão m = 2 da o acréscimo no custo correspondente ao acréscimo de 1 unidade na quantidade
Notamos ainda que mesmo se não forem produzidas camisetas (q=0), haverá um custo fixo de R$ 100,00. Tal custo pode ser atribuído a manutenção das instalações, impostos, despesas com pessoal, etc .
De modo geral podemos dizer que a função custo é obtida pela soma de uma parte variável, o custo variável, com uma parte fixa, o custo fixo : C= Cv + Cf
Como podemos observar, a função de 1º grau pode ser útil para representar o custo, a receita e o lucro na comercialização de um produto.
Analisaremos agora as funções de juros simples e de seu montante, representados por meio da função de 1º grau.
Juros simples
Vamos supor uma aplicação no sistema de capitalização simples, ou seja, a taxa de juros incide apenas sobre o capital inicial chamada