economia
Conjuntura Econômica do Brasil
Turma 1
Profª Janine Pessanha
Alan Barbosa Areas - Mat: 201110051111
Hugo Carlos da Silva - Mat: 201110061811
João Carlos Martinho - Mat: 201110065111
O Produto Interno Bruto (PIB) de um país é a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região durante um determinado período de tempo.
Podemos apontar quatro principais fatores essenciais que influenciam o crescimento/decrescimento do PIB: Consumo, investimento privado, gastos públicos e balança comercial.
Consumo – Refere-se aos gastos das famílias para a aquisição de bens ou serviços. Assim, quanto mais pessoas consomem, mais o PIB tende a crescer. O consumo está ligado duas variáveis: a renda das pessoas e a taxa de juros. Considerando que quanto mais uma pessoa tem mais ela pode gastar, conclui-se que uma elevação na renda tende a levar a um aumento do consumo e, consequentemente, do PIB nacional. É válido assinalar que se trata da renda real, ou seja, aquela descontada a inflação; no que tange a taxa de juros, quanto maior ela for, mais pessoas estarão dispostas a deixar de consumir para guardar seu dinheiro e utilizá-lo no futuro. Por isso, o juro alto prejudica a economia, pois, entre outras coisas, ele inibe o consumo presente. Investimentos privados – São os investimentos feitos por empresas (no que tange expansão de capital, ou seja, não inclui gastos de manutenção, como conserto de maquinário, por exemplo). Esses investimentos se baseiam na taxa de juros e no quanto a economia está aquecida. Quanto maior o juro, menor será o investimento, já que, para o empresário, juros altos significam maiores custos para aplicação do capital. Quanto às projeções para a expansão da atividade econômica, uma empresa tende a investir mais se forem positivas as projeções para a economia do país.
Gastos públicos - Tomando como exemplo as obras públicas, estas