biologia
http://www.medley.com.br/portal/bula/cetoconazol_creme_dermatologico.pdf
a) Qual a consequência biológica imediata para a célula do fungo da micose quando se usa este antimicótico?
b) Uma ação intracelular do Cetoconazol e a inibição da biossíntese dos triglicérides e fosfolipídios do fungo. Cite a organela-alvo específica deste fármaco. Explique.
c) Outra ação antimicótica do Cetoconazol e no metabolismo peroxidativo do fungo.
c.1.) Por que a intervenção no metabolismo peroxidativo é letal ao fungo?
c.2.) Qual a organela envolvida com o metabolismo do peróxido de hidrogênio? Explique, com base na reação química peroxidativa que ocorre em seu interior.
10)
O Luto da Ciência
A ciência perdeu a mulher que ajudou a mostrar como pessoas, árvores e outros seres vivos complexos são criaturas híbridas, tão improváveis quanto centauros ou sereias. Trata-se da bióloga americana Lynn Margulis, a principal defensora da teoria da simbiogênese, a ideia de que grandes transições da evolução envolveram a fusão de dois ou mais seres vivos completamente diferentes.
Pistas de que isso realmente ocorreu começaram a surgir com a evidência de que certas estruturas das células possuem DNA próprio, distinto do material genético do núcleo da célula. O DNA independente achado no interior das mitocôndrias e dos cloroplastos sugeria uma hereditariedade à parte. Margulis, nos anos 1960, propôs que a explicação mais provável era uma fusão simbiótica. No passado remoto, dois microrganismos totalmente diferentes um do outro, com estrutura parecida com a das bactérias atuais, teriam se fundido. Um deles (as atuais mitocôndrias e cloroplastos) passou a levar uma vida semi-independente dentro da célula maior (atuais células eucarióticas). Dessa forma, a célula maior ganharia a energia produzida pelos seus novos parceiros internos, enquanto a menor ficaria mais