trabalho cientifico Liderança
UNIUV
2º ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR
União da Vitória
2006
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
LIDERANÇA
AUTORES:
ANA MARIA WODARCZYK
CÍNTIA FOGUEZATTO MARCONDES
ELIZANDRA PEDROSO DE OLIVEIRA
LILIAN MACHADO
NADIA FEDEROCVIZ
NAIARA CRISTINA SEPANHAKI
APRESENTADORA:
ANA MARIA WODARCZYK
NAIARA CRISTINA SEPANHAKI
Trabalho, em forma de artigo, apresentado à submissão do III Encontro Anual de
Produção Científica provido pelo Centro
Universitário de União da Vitória.
2º Administração e Comércio Exterior
Professor: Bruno Machado
UNIÃO DA VITÓRIA
2006
INTRODUÇÃO
No pós-guerra, especialmente nas décadas de 60 e 70, os estudos e pesquisas feitas no campo da liderança eram, em geral, pouco precisos, embora numerosos.
Tal superficialidade indicava que a busca de respostas por parte das organizações era ainda imprecisa. Sabia-se que algo não ia bem, mas as possíveis causas disso estavam ainda confusas na mente dos administradores. A caracterização de liderança e da figura do líder, nesse momento, não estava suficientemente nítida.
Embora as organizações reconhecessem a grande necessidade em poder contar com bons líderes, o que mais preocupava era chegar a uma configuração menos nebulosa do papel a ser desempenhado pelo mesmo.
A partir de 1990, subiu o número de edições, publicações, jornais e assistimos a importância de uma liderança eficaz dentro das organizações. Não somente milhares de livros foram impressos sobre várias idéias e teorias em liderança, mas agora centenas de cursos e programas acadêmicos estão disponíveis para aqueles interessados na mesma.
Devido, o interesse das organizações para a renovação do reconhecimento da importância da mesma, á discussões sobre liderança e líderes, o foco era geralmente em um único indivíduo central no grupo, digamos, um rei, um general ou um líder religioso. Mas à medida que o debate foi aquecendo, tem havido uma ampliação na