Economia
Conceitos aplicados à Economia:
a) “A economia é o estudo de como as pessoas ganham a vida, adquirem alimentos, casa, roupas e outros bens, sejam eles necessários ou de luxo. Analisa, sobretudo os problemas enfrentados pelas pessoas e as maneiras pelas quais esses problemas podem ser contornados” (WANNACOTT, 1975).
b) “Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. A economia não é uma ciência exata cujas leis ou proposições sejam passíveis de verificação ou de experimentação em laboratórios. Por essa razão, embora os economistas estejam de acordo entre si, sobre muitos fatos relativos à ciência que estuda a escassez ou a ciência que estuda o uso de recursos escassos na produção de bens alternativos” (VECECONTI & NEVES, 1997).
c) “A palavra economia deriva do grego oikosnomos (de oikos: casa e nomos: ler), que significa a administração de uma casa, ou de um Estado e, pode ser assim definida: é a ciência que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (ou escolhem) empregar recursos produtivos e escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e/ou grupos da sociedade, afim de satisfazer as necessidades humanas” (VASCONCELOS & GARCIA, 1998).
d) “A economia é o estudo da organização social através da qual os homens satisfazem suas necessidades de bens e serviços escassos” (ROSSETI, 1996).
e) “A economia é a ciência que examina a parte da atividade individual e social essencialmente consagrada a atingir e a utilizar as condições materiais do bem-estar” (ROSSETI, 1996).
Objetivos da Ciência Econômica: “A economia estuda, a relação que os homens tem entre si na produção de bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade (...). No entanto, os desejos e necessidades da sociedade são ilimitados, ao passo que os bens e serviços para atender a estas