Economia
As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca alguns aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda e se baseia em algumas hipóteses e no realce de características observadas em mercados existentes, tais como o tamanho das empresas; a diferenciação dos produtos; a transparência do mercado; os objetivos dos empresários; o acesso de novas empresas, entre outras. Falaremos um pouco sobre todas as estruturas básicas que fazem parte da Estrutura de Mercado.
CONCORRÊNCIA PERFEITA
A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma concepção mais teórica, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece algum grau de imperfeição que distorce o seu funcionamento.
Em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários a curto prazo, isto atrairá novas firmas para o mercado, pois também não há barreiras ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado, os preços de mercado tenderão a cair, e consequentemente também os lucros extras que tendem a zero. Existirão apenas lucros normais, implícitos nos custos, quando então cessa o ingresso de novas empresas nesse mercado.
Deve-se salientar que, na realidade, não existe o mercado tipicamente de concorrência perfeita, sendo talvez o mercado de produtos hortifrutigranjeiros o exemplo mais próximo a esse modelo.
CONCORRÊNCIA IMPERFEITA
Caracteriza-se pelo fato de que as empresas produzem produtos diferenciados, embora substitutos próximos. Por exemplo, diferentes marcas de cigarro, de sabonete, refrigerante. Trata-se assim, de uma estrutura mais próxima da realidade que a concorrência perfeita, na qual se supõe um produto homogêneo, produzido por todas as empresas.
A diferenciação de