Economia
Unidade 1 - Atividade Económica e a Ciência Económica
1.1. Realidade social e Ciências Sociais
Economia: analisa a dimensão social, tendo como objeto de estudo os fenómenos económicos (produção, consumo…)
A Economia é uma Ciência social e como todas as outras ciências sociais preocupa-se com a identificação e explicação dos fenómenos sociais.
São exemplos de ciências sociais ligadas à economia: Psicologia, História, Direito, Antropologia, Sociologia e Política.
Os Fenómenos sociais ou realidades sociais (que decorrem da vida em sociedade, como por ex. o desemprego, o casamento e a educação) são os objetos de estudo das ciências sociais.
Os Fenómenos sociais são fenómenos complexos, pelo que todas as Ciências Sociais se debruçam sobre o mesmo fenómeno, mas com “olhos” diferentes, de modo a estudá-lo por completo.
A este método que procura integrar os contributos das várias Ciências Sociais ou disciplinas no sentido de encontrar uma explicação e um entendimento mais profundo da realidade social chamamos interdisciplinaridade.
Qualquer fenómeno da realidade social tem implicações em vários níveis ou dimensões do real social devendo, por isso, ser objeto de estudo das várias Ciências Sociais. Isto dá-se uma vez que a atividade humana é pluridimensional (é estudada pelas várias ciências).
1.2. Fenómenos sociais e fenómenos económicos
Os fenómenos Económicos são o objeto de estudo da Economia. Este resulta da “divisão” da dimensão social pelas diferentes Ciências Sociais.
Para tratamento dos dados a Economia recorre à Matemática e à Estatística.
1.3. A Economia como ciência e o seu objeto de estudo
O objeto da Ciência Económica
Para que uma disciplina possa ser considerada uma ciência, dever-se-ão verificar quatro condições: - ter um campo de estudo específico, isto é, ter um objeto de estudo; - ter uma terminologia própria, isto é, possuir um corpo de conceitos próprios; - utilizar o método cientifico na