Economia
Tema 1 ; Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
Não. Considerando que a escassez entende se por diminuição de algo, ou seja, recursos, no caso da economia, mas que leva o individuo rever suas ações e reagir, portanto, a escassez é uma situação contornável, pois refere que ainda há algum recurso a ser trabalhado. Já que no que diz respeito à pobreza, este não existe, porque esta é a falta de subsídios, seja material ou não, pois isso também inclui educação e informação. Portanto podemos dizer que está segunda situação é de dependência e/ou até de incapacidade por parte daquilo ou aquele considerado pobre.
Tema 2; O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
Para Keynes o estado deveria atuar como pai da população, garantindo todos os recursos necessários para o bem seu bem estar, portanto partindo desta premissa, ele achava que o estado deveria assumir as responsabilidades sociais, garantindo não só o bem estar da população que governava como também dirigir os gastos e administrar todos ou a maioria dos recursos deles, assim evitaria se uma crise. Ele acreditava que o estado deveria estar no comando e controlar toda a economia interna e externa. Podemos dizer que na verdade sua idéia era gastar e fazer o capital girar, pois se não houvesse gastos não circularia o dinheiro. Esta era a melhor maneira de se manter um equilíbrio econômico.
Tema 3; O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
Os impostos são freqüentemente divididos em diretos e indiretos. Os impostos diretos são destinados taxar diretamente o contribuinte sendo que, o principal exemplo deste é o imposto de renda e riqueza. Os impostos indiretos, entretanto, são repassados ao