Livro-reportagem / eduardo belo – são paulo : contexto, 2006. (coleção comunicação)
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
Livro-reportagem / Eduardo Belo – São Paulo : Contexto, 2006. (Coleção Comunicação) (Trabalho elaborado para a disciplina de Estilos Jornalísticos)
Entendendo o gênero Livro-Reportagem
A obra Livro Reportagem de Eduardo Belo é resultado de um estudo que o autor realizou para ministrar uma palestra a alunos do curso de Jornalismo de uma universidade paulista. A palestra não chegou a acontecer, mas Belo aproveitou o material que seria utilizado por ele para agregar a Coleção Comunicação, da editora Contexto, um exemplar bastante didático sobre o livro-reportagem.
No primeiro capítulo, Descaminhos da reportagem, Belo utiliza como exemplo um jovem repórter, que por não receber autorização do editor do jornal em que trabalha para prosseguir com a apuração de uma matéria e a partir dela publicar uma reportagem, decide escrever um livro. O autor cita esse exemplo para ilustrar a real situação das redações brasileiras, onde a violência encontra-se banalizada e muitas vezes estampada em pequenas notas nos periódicos. Concordo que não apenas os jornais, mas a TV, o rádio e os portais de notícia na internet vêm tratando o assunto de forma bastante superficial.
O exemplo do jovem jornalista demonstra que o livro-reportagem pode ser uma ótima alternativa para os que desejam se aprofundar em certos temas e abranger mais a apuração. Trata-se de uma reportagem mais longa. Geralmente as editorias alegam falta de tempo para apuração, dinheiro e espaço para publicar as reportagens. Para Belo, parte dessa constatação é verdadeira, mas eu acredito que também haja um pouco de má vontade.
No Brasil, há uma competição desigual entre a mídia impressa (jornais e revistas) e outros meios de comunicação que