Fluxo de caixa
Estrutura
A estrutura de uma academia de ginástica compreende um imóvel com área não inferior a 250 m2, e é composta basicamente pelas seguintes áreas:
- Recepção;
- Sala de Administração;
- Sala de Avaliação / Depto. Médico;
-Sala polivalente para aquecimentos, condicionamento, alongamento, etc.;
- Sala para aulas de ginástica;
- Sala de musculação com aparelhos;
- Lanchonete;
- Loja para venda de produtos do ramo;
- Vestiário masculino e feminino;
- Duchas e armários.
Academia de Ginástica
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Dependendo da quantidade de alunos atendidos, bem como, dos horários e modalidades de maior fluxo, será necessário um número adequado de pessoas para atender esta demanda. Para uma academia de ginástica de pequeno porte pode-se começar com seis empregados, sendo um gerente, um atendente, um professor de ginástica, um professor de dança, um professor de musculação e um auxiliar de serviços gerais.
Os professores de ginástica devem ter formação em educação física.
Para contratar colaboradores o empresário deverá considerar questões essenciais no atendimento aos clientes, tais como: agilidade e presteza no atendimento, capacidade de identificar as necessidades dos clientes, cortesia, demonstrar interesse, ter habilidade para tratar a diversidade, conhecer o ramo de atividade.
Os colaboradores que atenderão o público devem ter as seguintes competências, que devem ser focadas durante o processo de seleção e contratação:
- atendente: além de conhecer muito bem os serviços e a empresa, o atendente deve também conhecer as necessidades e os hábitos dos clientes, ter uma postura consultiva oferecendo soluções que atendam essas necessidades, ter facilidade de comunicação, empatia e bom humor.
- professores: além de terem conhecimento sobre a fisiologia humana e atividades físicas devem também conhecer as novas tecnologias aplicadas ao