De corpo e alma
ALLYSON DARLAN MOREIRA DA SILVA
DE CORPO E ALMA
A TRANSEXUALIDADE VISTA POR DENTRO E POR FORA
Natal – RN
2014
ALLYSON DARLAN MOREIRA DA SILVA
DE CORPO E ALMA
A TRANSEXUALIDADE VISTA POR DENTRO E POR FORA
Pré-projeto elaborado como requisito básico para a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.
Orientador (a):
Eloísa Klein
Natal – RN
2014
1. INTRODUÇÃO
Em De corpo e alma: a transexualidade vista por dentro e por fora, acompanhamos de perto o drama e os desafios de ser transexual no Brasil, país responsável por 40% de todos os assassinatos movidos por transfobia no mundo. Com histórias contadas por quem vive e sente, na pele e na alma, traçaremos também a longa e difícil jornada de quem busca corresponder o corpo ao gênero com o qual se identifica e, principalmente, a aprovação social. Nos últimos anos o debate entorno dos direitos da comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) têm se acirrado como nunca na história recente do Brasil. Líderes da bancada evangélica na Câmara dos Deputados vêm travando verdadeiras disputas ideológicas com representantes dos direitos LGBTT contra aquilo que acreditam ser “contra a natureza humana”, além de um golpe contra a família verdadeira, modelo familiar baseado unicamente na união entre indivíduos de sexos opostos, e a promoção da desordem de princípios morais.
. Essa efervescência político-ideológica foi impulsionada, inicialmente, pela apresentação do Projeto de Decreto Legislativo (PDC 234/11), batizado como projeto de “cura gay”, do deputado federal João Campos (PSDB – GO), e a nomeação polêmica do também deputado federal e pastor Marco Feliciano (PSC – RJ), acusado de racismo e homofobia, para a Presidência da Comissão de