Economia
Educação dE jovEns E adultos E Educação do caMpo: políticas públicas E os sEntidos do dirEito à Educação* edna castro de oliveira, da Universidade Federal do Espírito Santo. cUstódio Jovêncio BarBosa Filho, Universidade Federal do Espírito Santo.
rEsuMo: Como pesquisa em andamento este estudo tem o objetivo de explorar aproximações entre a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação do campo, como campos de conhecimento em construção, e de lutas que integram os jovens e adultos trabalhadores a quem têm sido negadas as condições para a efetivação do direito à educação. Utiliza-se de um estudo de caso para análise da experiência desenvolvida no ES com o Programa Projovem Campo Saberes da Terra, envolvendo neste recorte a análise de documentos oficiais bem como dados oriundos de registros de campo e procedimentos de escuta de educadores e educandos(as) envolvidos, através de grupos focais realizados durante acompanhamento in loco a 14 turmas do Programa. Toma como referencial teórico fontes históricas, de legislação e estudos que problematizam trajetórias, concepções e avanços da educação do campo e da EJA na construção de políticas públicas, apontando como resultados os desafios para a efetivação de uma política de educação do campo voltada para os sujeitos jovens e adultos camponeses. palavras-chavE: Educação de jovens e adultos. Educação do campo. Políticas públicas.
* Artigo recebido em 03/06/2011 e aprovado em 26/08/2011.
OLIVEIRA, E.C.; BARBOSA FILHO, C.J.
Educação de jovens e adultos e educação do campo
introdução
A proposição deste estudo remete-nos a pensar aproximações entre EJA e educação do campo, como marcas produzidas no percurso da história da sociedade e educação brasileiras, que se conformam pelo silenciamento, mesmo no âmbito das pesquisas que tematizam questões desafiadoras para as políticas públicas no país. Se tomarmos como eixo integrador a interdição dos direitos sociais e a dívida histórica