Appcc leite pasteurizado
Pasteurização: O que é
Processo térmico que visa eliminar a microbiota patogênica do leite. Neste processo há redução também da microbiota deteriorante, o que prolonga sua conservação.
Todo o leite consumido no Brasil deve ser pasteurizado, não sendo oficialmente permitido o consumo de leite cru.
APPCC
APPCC: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
BPF: Boas Práticas de Fabricação
MAPA: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
PB: Perigo Biológico
PCC: Ponto de Crítico de Controle
PC: Ponto Crítico
PF: Perigo Físico
PQ: Perigo Químico
O APPCC é um sistema que se baseia na identificação, controle, prevenção e eliminação dos perigos em todas as etapas da produção. Entre os benefícios estão garantia da segurança do alimento, diminuição de custos operacionais (evita destruição, recolhimento e às vezes reprocessamento); diminuição do número de análises, redução de perdas de matéria-prima e produtos; maior credibilidade junto ao cliente; maior competitividade na comercialização, além de atender a obrigatoriedade na exportação e a requisitos legais internos como a portaria 46/98 e externos como Codex, Mercosul e Comunidade Européia
Princípio 1: Identificação dos perigos, análise dos riscos e consideração das medidas preventivas de controle.
Perigos podem ser contaminantes de natureza biológica, química ou física que podem causar dano à saúde ou à integridade do consumidor.
Esse princípio é a base para identificação dos PCC e corresponde à coleta e avaliação de informações a respeito de perigos significativos para a segurança do alimento e das condições que favorecem sua presença.
Para a identificação dos perigos podem ser utilizados dados epidemiológicos, consultas bibliográficas, informações técnicas de todos os aspectos relacionados com a produção, processamento, estocagem, distribuição e uso do produto.
Para ter significado, a identificação dos perigos deve ser acompanhada