ECONOMIA E ÉTICA
Resumo
A economia, desde seu aparecimento, está relacionada a valores sociais. Buscando compreender as relações sociais voltadas para a produção, troca e consumo de mercadorias, bens e serviços, visa analisar a administração dos recursos escassos na vida em sociedade. O processo econômico está intimamente ligado com a interação entre as pessoas, ou seja, como as economias funcionam. É neste foco social que surge a ética na tentativa de nortear e aprimorar as relações sociais, inclusive aquelas que tem suas origens nas relações econômicas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo demonstrar a relação e a influência existente entre a economia e a ética na sociedade ao longo da história.
Palavras-chave: Economia. Ética. Relações socioeconômicas.
1 INTRODUÇÃO
No mundo atual a variedade de produtos em todas as áreas e segmentos é uma realidade promovendo um grande movimento comercial. Essa variedade visa satisfazer os desejos de consumo do consumidor com menor poder aquisitivo ao mais rico e exigente. Embora seja importante dizer que grande parte dos produtos hoje comercializados podem ser comprados por muitas pessoas em todo o mundo.
A necessidade humana é uma das causas da produção de bens de consumo, assim como o desejo de aquisição. Da mesma forma em que o homem tem a necessidade de comer, beber e respirar, a necessidade por produtos faz parte da realidade social desde a tribal a sociedade que usufrui de bens tecnológicos.
Assim, como o homem e sua família necessitam satisfazer suas necessidades, as sociedades também precisam fazer o mesmo. É preciso definir o que produzir, como produzir, para quem produzir, quando produzir e quanto produzir. São nessas relações de produção e consumo que a economia surge não só como gerenciadora dos recursos escassos na sociedade, mas também como ciência social que busca compreender as relações sociais a partir da sua produção e consumo de bens.
Estas relações sociais, de produção e consumo são