Economia e Teoria da Administração
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS DO PLANO DE SUCESSÃO FAMILIAR 4
CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER 6
CONHECENDO O SUCESSOR 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
A globalização mundial, o sistema capitalista, os novos padrões de qualidade, as exigências cada vez maiores do mercado e clientes internos ou externos exigem uma constante evolução dos processos operacionais, na busca incessante de custos menores, ganho de tempo, qualidade de vida e aumento das margens de lucro por partes da empresa.
O plano de sucessão familiar é um processo complexo e delicado, sendo fundamental para a empresa que seus líderes trabalhem em cooperação com os especialistas, na preparação de seus sucessores.
No plano de sucessão familiar há um processo com três elos: Família, Patrimônio e Empresa, requerendo profissionalismo para enfrentar as dificuldades que não são observadas nos outros modelos organizacionais.
A sucessão organizacional também ocorre, visando decidir quais áreas estratégicas serão consideradas e que deverão ser ocupadas através de um programa de desenvolvimento de competências da liderança dos candidatos.
Essa consultora tem por finalidade a melhor maneira de sucessão na Indústria Pira de Bebidas Ltda, pois o seu fundador Dr. João pensando em se aposentar quer passar a presidência da empresa para um de seus filhos (Paulo ou Iran) que exercem funções gerencias em várias áreas da empresa ou para um profissional mais preparado para o cargo.
Com isso ao longo dessa consultoria iremos descobrir qual será o perfil do escolhido para ocupar o lugar de sucessão das indústrias Pira.
OBJETIVOS DO PLANO DE SUCESSÃO FAMILIAR
Desenvolver um plano de ação com a Empresa para transição de comando, visando profissionalizar toda linha sucessória e demais lideranças, no processo para administração da gestão.
Traduzir sistemicamente os objetivos da direção sucessória, clarificar os motivos