impacto dos acervos
biblioteca numa primeira instancia tem-se em mente que se trata de um espaço de leitura.
Ferreira (1986, p. 253) define no dicionário a palavra biblioteca: Colecção pública ou privada de livros e documentos congéneres, organizada para estudo, leitura e consulta;
Edifício ou recinto onde se instala essa colecção;
Estante ou outro móvel onde se guardam e/ou ordenam os livros.
Biblioteca do gregos biblíon (livro) e theka (caixa), significando o móvel ou lugar onde se guardam livros.
Foi no Egito que existiu, desde o século IV a.C., a mais célebre e grandiosa biblioteca da Antiguidade, a de
Alexandria, que tinha como ambição reunir em um só lugar todo o conhecimento humano. Seu acervo era constituído de rolos de papiro manuscrito aproximadamente 60 mil, contendo literatura grega, egípcia, assíria e babilónica.
Para Fonseca (1992, p. 60), define a biblioteca como sendo uma colecção de livros e outros documentos, devidamente classificados e catalogados onde há assembleia de usuários da informação. Isso quer dizer que as bibliotecas não devem ser vistas como simples depósitos de livros.
Objectivo principal
O presente trabalho pretender dar a conhecer aos usuários da biblioteca a composição de um livro que ira incorrer para a longevidade no que concerne ao estado de conservação tendo em conta a sua degradação no processo de manuseamento de livro.
Relevância do tema
Tendo em vista que alguns actos verificados na utilização de livros seja inconscientemente propositadas por parte dos usuários o presente trabalho pretende espelhar alguns conhecimentos úteis para o usuários da biblioteca com vista a contribuir na preservação e conservação dos livros tendo em conta para o processo de aquisição desses livros envolve custos monetários.
1. Pasta posterior ou costa
2. Corte da cabeça
3. Seixa
4. Corte da frente
5. Pasta anterior ou frente
6. Corte