ECONOMIA E SEUS EFEITOS
1º- o que produzir, que quantidade produzir, quais produtos e serviços poderão ser produzidos para satisfazer na melhor forma a sociedade.
2º- como deve ser produzido, que tecnologia e métodos de produção devem utilizar, quais matérias primas deverão ser utilizadas, como maximizar a produção tendo em conta seus recursos disponíveis.
3º- para quem será produzido, como repartir pelos diferentes agentes econômicos e rendimentos disponíveis, quem ganhará mais e quem ganhará menos.
Os principais problemas econômicos estão concentrados no dinheiro, cálculos, gráficos, planilhas, estatísticas e muitos cálculos sem fim. Essas ferramentas que os economistas usam, é para fazer previsões, antecipar regras, sair de crises, aumentarem lucros, eliminar a pobreza, dentre outros aspectos macro e microeconômicos, muitas vezes não obtendo êxito.
A forma da organização da sociedade, os sistemas econômicos, visa solucionar os problemas de produção, circulação e distribuição de riquezas. Independente da forma de organização da sociedade. Se dividirmos em dois aspectos; descentralizado, tipo capitalista ou centralizado, tipo socialista.
O Mercantilismo corresponde a uma doutrina econômica, que firmou na Europa Colonial, século XVI e XVII, baseado na riqueza e poder de um país que dependia da sua reserva de mineral, pois as movimentações econômicas eram feitas através de ouro e prata. O Mercantilismo teve seu maior pacto na França, destacando-se Jean Baptista Colbert, ministro do rei Luis XIV.
A Fisiocracia, nome dado a primeira escola econômica científica, surgiu no século XVII, tendo seu nome à origem da natureza e governo, e seus conceitos a liberdade de ação, as leis