Economia e publicidade
Três questões = três problemas - O que produzir e em que quantidades? - Como devem os bens ser produzidos? - Para quem são os bens produzidos?
MACROECONOMIA
Ciência que estuda o comportamento da Economia de forma agregada, através da análise de variáveis globais tais como a produção, o rendimento, a procura, o investimento, a poupança, o desemprego, as taxas de juro, as taxas de câmbio ou o nível geral de preços.
OBJETIVOS Produto Emprego Estabilidade dos preços
INSTRUMENTOS Política Monetária Política
MICROECONOMIA
Ramo da Economia que estuda o comportamento das unidades econômicas individuais (nomeadamente as empresas e os consumidores) consideradas quer isoladamente, quer nas suas relações mútuas.
FUNÇÕES * Explicar formação de preços * Justificação para a existência de falhas no mercado * Estruturas de mercado – concorrência perfeita e imperfeita
PUBLICIDADE Do latim publicus): designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, tornar público um fato, uma ideia, tornar conhecido um produto, um serviço ou um firma; Objetivo Despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante; Divulgar, tornar público sem que isso implique necessariamente em persuasão. (Rabaça e Barbosa) Em geral, não se fala em publicidade com relação à comunicação persuasiva de ideias.
PROPAGANDA Do latim propagare: multiplicar, por produção ou geração, estender, propagar. Comunicação persuasiva. A propaganda baseia-se nos símbolos para chegar a seu fim: a manipulação das atitudes coletivas. Assim, o uso de representações para produzir reações coletivas pressupõe uma ação de propaganda. Harold D. Lasswell É qualquer anúncio ou mensagem persuasiva veiculada nos meios de comunicação de