Economia e mercado - conceitos
2. DEPRESSÃO ECONÔMICA A expressão Depressão Econômica representa um período de tempo longo, caracterizado por elevado desemprego de fatores, baixos níveis de produção e de investimento, deflação, número elevado de falências de empresas e baixos níveis de confiança dos agentes econômicos. A grande depressão ocorrida nos anos que se seguiram à crise bolsista de 1929 constitui um bom exemplo do que é uma depressão econômica.
Uma versão atenuada de uma depressão econômica é a recessão econômica, a qual apresenta algumas das características da depressão embora com um grau mais reduzido.
3. ESTAGNAÇÃO ECONÔMICA A expressão Estagnação Econômica designa uma situação de crescimento econômico nulo ou muito baixo. Apesar de menos grave do que uma situação de recessão econômica, a estagnação pode também ter repercussões muito negativas sobre a economia dado que taxas de crescimento econômico muito baixas, são geralmente insuficientes para criar novos empregos. De fato, devido à evolução tecnológica e aos consequentes ganhos de produtividade, para que os níveis de emprego do fator produtivo trabalho se mantenha, é necessário um crescimento econômico mínimo que absorva esse crescimento de produtividade e origine a necessidade de mais trabalho.
4. SISTEMA CAPITALISTA Com o princípio evolutivo da sociedade política, social e econômica, tem-se consciência de que diversos outros sistemas foram superados ao longo da história, tais como o escravagismo, o