Conceito de economia de mercado
A expressão Economia de Mercado designa um tipo de sistema econômico em que as principais decisões quanto ao quê, ao como e ao para quem devem ser produzidos os bens são tomadas pelo próprio mercado. Opõe-se, portanto às designadas Economias de Direção Central em que estas decisões são tomadas pelo Estado. Pelo contrário, numa economia de mercado o papel do Estado na economia é reduzida ao mínimo necessário para garantir o funcionamento do próprio mercado, nomeadamente através da regulação, da fiscalização e da correção de algumas falhas de mercado. Da mesma forma, e ao contrário do que acontece nas Economias de Direção Central, numa economia de mercado a propriedade dos fatores de produção é privada e o mecanismo regulador é preço definido no próprio mercado, que atua com o objetivo de maximizar o lucros dos produtores e de maximizar a utilidade dos consumidores.
Atualmente, e nas economias modernas, os sistemas econômicos tendem para um misto entre a Economia de Mercado e o Estado-Providência, sistemas em que o Estado, além do papel de supervisão e regulação e de correção de falhas de mercado, assume também um importante papel social de redistribuição de riqueza.
Biografia de Paul A. Samuelson
Nascido em 1915 no Massachussets, Estados Unidos, Paul Anthony Samuelson foi professor de Economia no MIT (Massachusetts Institute of Technology) onde em 1947 se tornou professor catedrático. Em 1970 torna-se no primeiro norte-americano a ser galardoado com Prémio Nobel da Economia "Pelo desenvolvimento da teoria econômica estática e dinâmica e pela sua contribuição ativa para elevar o nível da análise na ciência económica". Colaborou na revista Newsweek, revista para a qual escreveu durante vários anos uma coluna econômica. Foi conselheiro econômico dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson , consultor acadêmico da Reserva Federal e do Tesouro norte-americano e foi chamado freqüentes vezes a dar a sua opinião