Conceito de economia
1
Economia é a ciência social que estuda a E i é iê i i l t d produção, distribuição, consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego p para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí ( ) ( ) “regras da casa (lar).”
(f ) (fonte: oeconomista.com 5‐6‐2009)
Paulo Lopes Curso Direito 1º Ano conceito de economia
2
Os modelos e técnicas que neste momento se usam, O d l té i t t evoluíram da economia politica do final do século XIX, pela necessidade de usar métodos e técnicas XIX l id d d ét d té i mais empíricos como as ciências naturais. Pode representar, em sentido lato, a situação económica de um país ou região; isto é a sua de um país ou região; isto é, a sua situação conjuntural ou estrutural, (relativo aos ciclos da economia). ciclos da economia)
Paulo Lopes Curso Direito 1º Ano conceito de economia
3
A economia é por geral dividida em dois grandes ramos: A economia é por geral dividida em dois grandes ramos: A Microeconomia e a Macroeconomia A Microeconomia estuda os comportamentos individuais. A Macroeconomia estuda o resultado agregado dos vários AM i t d lt d d d ái comportamentos individuais. Actualmente, a economia aplica‐se no conhecimento para a análise A t l t i li h i t áli e gestão dos mais variados tipos de organizações humanas (entidades públicas, empresas privadas, cooperativas etc.) e domínios (internacional finanças desenvolvimento dos países ambiente (internacional, finanças, desenvolvimento dos países, ambiente, mercado de trabalho, cultura, agricultura, etc.).
Paulo Lopes Curso Direito 1º Ano conceito de economia
4
A Microeconomia é definida como; é definida como; um problema de alocação de recursos escassos em relação a um problema de alocação de recursos escassos em relação a uma série possível de fins. Os desdobramentos lógicos desse problema levam ao estudo do comportamento econômico individual de consumidores e firmas,