Economia e Comercio Internacional
1. ECONOMIA INTERNACIONAL
È o nome dado ao fenômeno que estrutura a cooperação entre países, num sistema de interdependência entre as varias áreas economia mundial influencia a política, o comercio, a saúde, as populações, a sociedade e o meio ambiente, entre outros fatores fundamentais para o ser humano contemporâneo.
O processo de atuação dos países no sistema econômico internacional vincula-se as relações de compra e venda de mercadorias, não se tratando necessariamente de excedentes, onde põe-se a necessidade, para todas as nações, de obter divisas, garantindo desse modo os bens de primeira necessidade, indispensáveis para o abastecimento interno.
Ao mesmo tempo, temos a indústria local buscando a venda de suas mercadorias.
2. COMERCIO INTERNACIONAL
Desde o século XVI e a metade do século XVIII (aproximadamente entre os anos 1500 e 1750) é conhecido nos livros de historia como sendo da “Revolução comercial”. Foram anos fundamentais para o estabelecimento de uma economia mundial e para a consolidação de uma nova forma de organização política: O ESTADO NACIONAL.
Do ponto de vista do comercio internacional, foi nesse período que e estabeleceram as bases conceituais de todas as futuras teorias de comercio exterior, que foram e são praticadas ate os dias atuais. Esse conjunto de praticas e ideias agrupadas nos dias atuais é que constitui a primeira teoria de comercio exterior de que se tem noticia que denominamos hoje de MERCANTILISMO.
3. SURGIMENTO DO MERCANTILISMO
MERCANTILISMO: A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha algumas preocupações explicitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comercio exterior e entesourar riquezas. O acumulo de metais adquire grande importância, e aparecem relatos mais