nutrição
SECAL-PR
CONTRIBUTOS DA
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
BRASILEIRA À FORMAÇÃO
ACADÊMICA DOCENTE E
DISCENTE NO SÉCULO XXI:
UM DEBATE NECESSÁRIO
RESUMO
Este artigo trata, primeiramente, do significado moderno de universidade. Em seguida, apresenta um breve panorama histórico da origem da extensão universitária e seu conceito. Por fim, discute a indissociabilidade do trinômio ensinopesquisa-extensão na educação superior brasileira e o atual papel da extensão universitária na vida acadêmica de professores e alunos no século XXI.
Palavras-chave: Extensão. Universidade. Formação acadêmica.
ABSTRACT
Firstly, this article explains the modern significance of university. Then, it presents a brief historical overview of university extension as well as its concept. Lastly, it discusses the indissoluble relation between research, teaching and extension in
Brazilian higher education and its role for teachers and students in the 21st century.
Keywords: Extension. University. Academic training.
INTRODUÇÃO
A educação, em sentido amplo, pode ser considerada como uma das condições fundamentais pelas quais os indivíduos desenvolvem suas capacidades ontológicas essenciais. Assim sendo, a função básica do processo educativo escolar na atualidade é a humanização plena do ser humano, especificamente no que diz respeito à consolidação dessas propriedades.
Nessa perspectiva, todos os contextos experienciais de ensino e aprendizagem são construídos pelo trabalho de homens e mulheres que, como práxis, encerram uma tríplice orientação: o que fazer, para que fazer e como fazer. É por esta via que se pode transformar a matéria em idéia e a idéia em matéria. Tais colocações nos permitem deduzir que o desenvolvimento das capacidades ontológicas humanas requer construção e consolidação de determinados atributos imprescindíveis à práxis.
Ocorre, porém, que no modelo de organização social vigente impera, dentre outras cisões, a ruptura entre