ECONOMIA A RELAT RIO CASO I Bom Com Anexo
Relatório Final – Problema nº:01 – Data: 05/03/2015 Grupo: 11
Grupo (nome): Assessoria Econômica do Governo
Nome e sobrenome
Papel
Presença (professor)
Nota de debate
Andiara Caroline Teixeira RA: 10072668
Líder
Alini Kaori Tamashiro RA: 14027338
Porta-voz
Yago Godoy RA: 14653844
Redator
Daniela Cassia Carneiro RA: 11019882
Membro
Valéria Alves Braga RA: 14666747
Membro
Jaqueline Silva de Melo RA: 09027633
Membro
1. Problema de pesquisa e conceitos levantados para determinar a solução
A situação problema que foi apresentada em classe trouxe o atual problema sócio econômico do Brasil; a escassez de recursos hídricos.
Como visto, nós estamos passando por um momento delicado, o qual esta sendo caracterizado por multas e racionamentos devido a escassez de água e ao seu uso irracional, ainda praticado por uma boa parte da população.
A partir destas informações ficou incumbido a nós levantar possíveis soluções baseada em conceitos e identificar qual é o real problema, para amenizar esse desperdício de água.
A princípio, definimos o problema sendo: Como administrar o consumo de água através dos conceitos de oferta e demanda?
Para explicar as possíveis soluções iremos tomar como base os seguintes conceitos: Tipos de bem, Demanda, Oferta, Equilíbrio de Mercado, Elasticidade e seus derivados.
2. Solução conceituada com conceitos relevantes
Um dos motivos da falta de água está sendo ocasionada devido à falta de conscientização da população e falta de medidas preventivas do governo antes dá crise hídrica se agravar. Após feito um estudo detalhado de tipos de bens foi possível identificar que existe diversos tipos de bens, como: bens normais, bens inferiores, bens substitutos, bens complementares, bens saciados ou neutros e dentre outros. Á água que é o principal bem tratado neste caso é considerado um bem insubstituível e um bem de primeira necessidade.
Portanto, após identificado o tipo de bem que a água se