Economia a historia da moeda
UNIDADE CAMPO LIMPO
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
PROFESSOR:
ENGENHARIA CIVIL: ATPS Economia
SÃO PAULO – 1º/2014
A historia da moeda
No inicio não havia moeda então era praticado o escambo, trocas de mercadorias.
Com a descoberta do metal o mesmo, por facilidade em deslocamento e beleza se transformou no principal padrão de valor, Sendo trocado em varias formas e tipos.
Mas tarde o metal ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca de valor, dispensando a pesagem e permitindo a identificação da quantidade de metal oferecida para troca. A valorização, cada vez maior, levou à sua utilização como moeda e ao aparecimento de réplicas de objetos metálicos, que circulavam como dinheiro. Alguns exemplos são moedas facas e chaves do oriente ou moedas de cobre ou bronze em forma de pele de animal de circulou na Grécia.
No século VII a.c surgem as primeiras moedas como as conhecemos pequenas de metal com peso e valor definido e impressão oficial de quem os emitiu
No inicio as peças eram fabricadas por processos manuais muito rudimentares e tinham suas bordas irregulares, não sendo, como hoje, peças absolutamente iguais umas às outras.
Os primeiros metais utilizados na criação das moedas foram o ouro e a prata. Nos primórdios da civilização, os sacerdotes da Babilônia, estudiosos de astronomia, ensinavam ao povo a ligação entre o ouro e o Sol, a prata e a Lua. Isso levou à crença no poder mágico desses metais e no dos objetos com eles confeccionados.
No final do século 19 a moeda passou a ser cunhada de outros materiais tendo seu valor marcado em sua face, não importando mais em que metal ela era produzida.
Com o surgimento do papel-moeda as mo0edas metálicas ficaram restritas a menores valores utilizadas como trocos.
Na Idade Média, o costume de se guardar os valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro e prata. Este, como garantia, entregava um recibo. Com o