Economia Verde
1. Introdução
1.1 Conceitos
1.2 Importância
2. Contexto Histórico
2.1 Pré História
2.2 Antiguidade
2.3 Idade Média
2.4 Idade Moderna
2.4.1 I Revolução Industrial
2.5 Idade Contemporânea
2.5.1 II Revolução Industrial
2.5.2 II Guerra Mundial
3. Problemas atuais e consequências futuras
4. Direito Ambiental
5. Uso inteligente dos recursos naturais e Economia Sustentável
5.1 Tripé da Sustentabilidade
5.2 Tributação Ambiental
5.3 Medidas Econômicas
5.3.1.
5.3.2.
5.3.3.
5.3.4.
5.3.5.
6. Soluções
1. Introdução
1.1 Conceitos
Economia Verde é uma expressão de significados e implicações ainda controversos, relacionada ao conceito mais abrangente de Desenvolvimento Sustentável.
A ideia central da Economia Verde é que o conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribuam cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável, tanto em seus aspectos sociais quanto ambientais. Para isso, propõe como essencial que, além das tecnologias produtivas e sociais, sejam criados meios pelos quais fatores ligados à sustentabilidade socioambiental, hoje ignorada nas análises e decisões econômicas, passem a ser considerados.
Embora não haja consenso teórico sobre uma definição universal do Desenvolvimento Sustentável, a expressão popularizou-se no mundo a partir da Rio-92. Depois da conferência, o conceito foi sendo pouco a pouco absorvida por governos, corporações e entidades da sociedade civil, geralmente relacionada à formulação e execução tanto de políticas públicas quanto de iniciativas privadas ligadas à responsabilidade socioambiental.
1.2 Importância e benefícios
De acordo com especialistas que atuam nas áreas de Economia e Meio Ambiente, a aplicação da Economia Verde em países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a geração de empregos e o progresso econômico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emissões de CO2), do consumo irracional de água