Economia- Táticas de preço na segmentação
Em mercados fortemente competitivos, as empresas raramente trabalham com um preço único. Em vez disso, desenvolvem táticas de formação de preços segmentadas ( discriminatória ou diferenciada,) ex: técnica usada para satisfazer as necessidades de grupos específicos, oferece o mesmo produto a preço diferente a diferentes grupos de pessoas.
Objetivo dessa tática: é extrair ao máximo possível o excedente do consumidor .Esse objetivo tem duas ideias principais: cobrar mais de quem está disposto a pagar mais e menos de quem é mais sensível a preços e está disposto a pagar menos.
Existem 3 graus de segmentação de preços: segmentação de 1º grau Raramente factível Na prática, extrairia de cada cliente o preço máximo que este estivesse disposto a pagar por unidade de produto adquirida. segmentação de 2º grau: Cobrar Preços diferentes para quantidades diferentes.
As táticas por descontos por quantidades podem ser por quatro tipos: por volume, pedidos, descontos em degrau e tarifa em duas partes. segmetação de 3º grau:
É uma prática lucrativa de segmentação de preços que divide os consumidores em dois ou mais grupos (segmentos). com curvas de demanda separadas para cada grupo. É forma predominante de segmentação os seguintes casos:
Por segmentos de clientes: preço diferente para o mesmo produto para diferentes grupos de pessoas.
Por design versão do produto: ex: a empresa oferece uma versão menos sofisticada do produto a um preço mais baixo.
Pode ocorre também a alevação do valor percebido por meio de programa de marketing; Ex; vender versões sofisticadas a preços mais altos.
Segmentação por localização: A rede varejista classificam suas lojas pela intensidade da concorrência.
Ex: aplicam menores margens onde a competição é mais acirrada. Por período (intertemporal) : Essa tática separa segmentos de consumidores por meio da cobrança de preços diferentes em momentos diversos no tempo.
E preço de pico: