Economia - Tributação
Causas de debates políticos, as cobranças de impostos afetam o preço e a quantidade vendida de um bem, assim como o bem-estar econômico dos participantes de mercado.
Á primeira vista, a repercussão dos impostos pode parecer óbvia, o Governo aumenta sua receita tributária, enquanto os compradores e os vendedores ficam em situação pior, ou seja, para o comprador, com o imposto, o preço de um bem aumenta e para o vendedor, a receita que recebe desse determinado bem reduz.
Para melhor entender como o imposto afeta no bem-estar econômico é preciso comparar essa redução do bem-estar econômico dos compradores e vendedores com a receita tributária do Governo,e o que permite essa comparação é o excedente dos compradores e dos vendedores.
• O Peso Morto dos Impostos
Para melhor explicação, coloca-se em evidência que, não importa se o imposto é lançado sobre os compradores ou vendedores, pois se lançado sobre compradores, a curva de demanda se desloca para baixo no montante do imposto, e quando o imposto é lançado sobre vendedores, a curva de oferta se desloca para cima, no mesmo montante do imposto.
A partir do decreto do imposto, o preço pago pelos compradores aumentará e o recebido pelos vendedores reduzirá, independentemente sobre quem o imposto foi lançado.
A Figura 1 apresenta esses efeitos. As curvas de demanda e de oferta não serão deslocadas (devido o presente objetivo, não é necessário o deslocamento), todavia uma delas teria que se deslocar. Para saber qual curva se desloca, depende de onde o imposto for lançado. Se for lançado nos compradores, a curva da demanda se deslocará, e se for lançado nos vendedores, a curva de oferta que se deslocará.
O resultado é que o imposto coloca uma cunha entre o preço que os compradores pagam e o preço que os vendedores recebem e como reação da cunha imposta, a quantidade vendida cai para baixo do nível que seria vendido caso o imposto não existisse, ou seja, um imposto sobre um bem