Economia trade offs
Iremos apresentar dez princípios de economia os quais são fundamentais e podem ser aplicados em várias situações diferentes até mesmo em uma análise econômica mais sofisticada.
Capítulos
Custo de oportunidade é qualquer coisa que se tenha de abrir mão para obter algum item. Como nosso colega falou, as pessoas enfrentam tradeoffs, e isto exige uma tomada de decisões baseadas em custos e benefícios. Podemos usar como exemplo do livro a decisão de estudar numa faculdade. As pessoas acham que o custo de estudar é somar anuidades, livros, alimentação, mas o maior custo pode ser o tempo. A dedicação a uma faculdade no caso da UFRGS faz com que algumas pessoas abram mão de trabalhar, e os salários que deixam de ganhar durante esse período, são o maior custo da sua educação.
Mudanças marginais são pequenos ajustes a um plano de ação. Em muitos casos as pessoas tomam melhores decisões quando pensam na margem. Você deve se perguntar quando termina a faculdade se deve fazer uma pós ou não. Devemos fazer a comparação de custos e benefícios marginais. É necessários saber os benefícios de um ou dois anos a mais de estudo, como salário maior e aprendizado, e os custos, como instrução ou salário que deixará de receber. Assim você pode determinar se vale a pena ou não tomar esta decisão.
Concluindo
Vimos que as pessoas enfrentam tradeoffs e que o custo de qualquer ação é medido em termos de oportunidades abandonadas.
Também que as pessoas racionais tomam decisões comparando custos e benefícios marginais e que o comportamento delas é afetado em função de incentivos com que se deparam como vimos no item apresentado.
Na interação entre pessoas, o comércio pode ser benéfico e o governo pode intervir e melhorar os resultados do mercado quando há uma falha.
Na economia, a produtividade é a questão fundamental para os padrões de vida. Vimos que a moeda causa a inflação com seu crescimento e que a sociedade enfrenta um tradeoff entre inflação e desemprego.
Vimos