Economia RJ
A indústria naval tem destaque nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Na Baixada Fluminense podemos destacar as refinarias de petróleo e as indústrias petroquímicas na cidade de Duque de Caxias. Além destas grandes companhias, há uma série de empresas no setor de transporte, construção, fábricas de vidro, cimento, indústrias têxteis, estruturas metálicas, trefilações, laminações, indústrias farmacêuticas, Papel e celulose, etc.
Este estado tem grandes reservas de gás natural e petróleo na Bacia de Campos, jazidas situadas na costa, próximas à cidade de Campos. Esta jazida submarina é responsável por 83% da produção brasileira de petróleo e ajudo o Brasil a tornar-se auto-suficiente na produção de óleo cru. O estado do Rio de Janeiro também produz grandes quantidades de sal marinho, nas cidades de Cabo Frio e Araruama.
Uma das mais importantes atividades econômicas do Rio de Janeiro é o turismo. Na capital do estado existem praiasbelíssimas (Leme, Copacabana, Leblon, Ipanema, Barra da Tijuca, etc.) e lugares encantadores como o Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, Corcovado, Jardim Botânico, etc. Há ainda outras lindas cidades litorâneas, dentre as quais podemos destacar Niterói (antiga capital do estado e unida à atual capital do estado pela ponte Rio-Niteroi); Parati e Angra dos Reis, situadas na região sul do estado com praias e ilhas muito bonitas que podem ser visitadas por barcos e Búzios, Arraial do Cabo e Cabo frio, situadas na região dos lagos. Outra opção de turismo são as