Economia Política
Ontológicas: existência real, são formas, modos de existência, que operam na vida em sociedade, independentemente do conhecimento que os homens tenham a respeito dela.
Reflexivas: através da reflexão, do pensamento racional, da analise teórica, os homens conseguem apreender a estrutura fundamental, a essência, através de meios conceituais, como produtos do pensamentos.
A COMUNIDADE PRIMITIVA E O EXCEDENTE ECONOMICO Na comunidade Primitiva as atividades eram comuns e os resultados eram repartidos, e também não havia propriedade privada, imperavam a igualdade, a generalização e a distribuição equitativa do pouco que se produziam. Essa comunidade foi dissolvida por dois elementos primordiais, a domesticação de animais, e o surgimento da agricultura. Os resultados da ação do homem sobre a natureza permitiu uma produção de bens que ultrapassava a necessidade imediata de seus membros. Estava surgindo a partir daí o excedente econômico ( é a diferença entre o que a sociedade produzia e os custos dessa produção). Assim, o bem produzido, que não ia ser utilizado no autoconsumo, da sociedade, eles destinavam-se á troca com outras comunidades. E é a partir daí o nascimento da mercadoria, com o comércio. Há agora uma necessidade de exploração, a comunidade divide-se, ou seja a comunidade primitiva entra em dissolução, sendo substituída pelo escravismo.
FORÇAS PRODUTIVAS, RELAÇÕES DE PRODUÇÃO E MODOS DE PRODUÇÃO Elementos do processo de trabalho:
Meios de trabalho: o que o homem usa para trabalha(instrumentos, ferramentas, etc).
Objetos de trabalho: tudo sobre o que se aplica no trabalho, ex: o marceneiro que usa a madeira como fonte de seu trabalho.
Força de trabalho: capacidade dos homens de operarem os meios de produção.
Meios de produção: meios