Economia Política Básica.
Economia Política Básica
Parte l
O que é Economia Política ?: A função do ser humano no âmbito da sociedade, nada mais é que exercer um determinado trabalho remunerado para aumentar as riquezas que já possuímos. O papel da Economia Política nesse contexto seria estudar a forma como esse enriquecimento é distribuído de modo uniforme. Com o decorrer do tempo, várias teorias foram surgindo para tentar explicar e simplificar a origem da riqueza e o que significava tal palavra. Durante quase três séculos a prática econômica adotada pelos povos era o Mercantilismo, uma teoria muito utilizada pelos mesmos para fazer um estudo detalhado sobre as pedras preciosas que os continentes detinham consigo fazendo assim, um balanço para determinar as riquezas que cada qual possuía.
O que é Riqueza ?: Diversas outras teorias foram apresentadas, aparentemente encaixavam-se no contexto, porém tornavam-se falhas por conterem erros divergentes. Adam Smith apresentou sua teoria, a qual foi mais bem aceita e se adequou melhor ao tema em questão. De acordo com o que Smith descreve, a riqueza que a sociedade detêm é medida de acordo com a produção e a qualidade que satisfaz as necessidades humanas e não é composta apenas de pedras preciosas, mas sim de produtos que sejam úteis.
O valor de um Produto: Um assunto que talvez nos seja de grande importância seria como determinar o valor de um produto para a sociedade, de tal maneira que não possa ser levado em conta o tamanho ou o peso do produto, mas sim a importância e a utilidade que ele apresenta. O valor de um produto é determinado conforme o mesmo é produzido, caso haja uma mão de obra maior, mais detalhada e o produto principal utilizado seja de difícil acesso o produto se tornará mais valioso no mercado. Porém, nem tudo que nós seres humanos produzimos pode ser taxado com um valor, exemplo disso temos os “bens intangíveis” o qual são criados, mas o seu valor material é maior.
O filósofo Karl