noção básica de economia política
ETIMOLOGIA
A PALAVRA ECONOMIA DERIVA DO GREGO OIKONOMIA: OIKOS-CASA, MORADIA; ENOMOSADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO. DERIVA TAMBÉM DO LATIM OECONOMIA: DISPOSIÇÃO, ORDEM E ARRANJO.
PARA OS ECONOMISTAS CLÁSSICOS, COMO ADAM SMITH, DAVID RICARDO E JOHN MILL, A ECONOMIA É O ESTUDO DO PROCESSO DE PRODUÃO, DISTRIBUIÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DOS BENS E SERVIÇO (RIQUEZA).
PARA OS ECONOMISTAS LIGADOS AO PENSAMENTO ECONOMICO NEOCLÁSSICOS, COMO LIONEL ROBBINS, A ECONOMIA PODE SER DEFINIDA COMO A CIÊNCIA DAS TROCAS OU DAS ESCOLHAS.
A ECONOMIA COMO CIÊNCIA SOCIAL
A ECONOMIA É UMA CIÊNCIA SOCIAL, OU SEJA, ESTUDA AS INTERAÇÕES ENTRE AS ATITUDES E DECISÕES INDIVIDUAIS (DE EMPRESA E DE PESSOAS) E SEU IMPACTO PARA A SOCIEDADE EM SU CONJUNTO, OU PARA OS DIVERSOS GRUPOS QUE A COMPOEM. POR ISSO, ELA INTERAGE COM OUTRAS CIÊNCIAS SOCIAIS, COMO O DIREITO, A SOCIOLOGIA, A HISTÓRIA E A CIÊNCIA POLÍTICA.
É O DE ANALISAR OS PROBLEMAS ECONÔMICOS E FORMULAR SOLUÇÕES PRA RESOLVÊ-LOS, DE FORMA A MELHORAR NOSSA QUALIDADE DE VIDA.
DIVISÃO DE ESTUDO DA ECONOMIA
1 – MICROECONOMIA
2
2.1 – TEORIA MICROECONÓMICA TRADICIONAL
2.2 – PRODUÇÃO, CUSTO E EFICIÊNCIA
2.3 – ESPECIALIZAÇÃO
2.4 – OFERTA E DEMANDA
2.5 – MERCADO E IMPERFEIÇÕES DE MERCADO
2.6 – NOVAS TEORIAS: COMPREENDO MELHOR A CONCORRÊNCIA IMPERFEITA
2.7
2- MACROECONOMIA
2.1 – CRECIMENTO E ECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO
2.2 – SISTEMAS ECONÔMICOS
2.3 – CONTAS NACIONAIS
3 – ECONOMIA INTERNACIONAL: ANALISA AS RELAÇÕES FINANCEIRAS DE UM PAÍS COMO O RESTO DO MUNDO.
4 – DESENVOLVIMENTO ECONOMICO: PREOCUPA-SE COM A MELHORIA DO PADRÃO DE VIDA DA COLETIVIDADE AO LONGO DO TEMPO. O ENFOQUE É TAMBÉM MACROECONÔMICO, MAS CENTRADO EM QUESTÕES ESTRUTURAIS E DE LONGO PRAZO, TAIS COMO; PROGRESSO TECNOLÓGICO, ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO, ETC.
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
OS PROBLEMAS ECONÓMICOS FUNDAMENTAIS: ANÁLIZE MERCADOLÓGICA
O QUE E QUANDO PRODUZIR? OU SEJA, QUAIS BENS E SERVIÇOS SERÃO