Economia Politica
Adam Smith, nasceu na cidade de Kirkcaldy na Escócia, sua data de nascimento exata é desconhecida. Estudou nas universidades de Glasgow e Oxford. Seu contexto histórico é o iluminismo. Foi um importante filósofo e economista do século XVIII, considerado por muitos o mais importante teórico do liberalismo econômico . Sua principal obra se chama ‘’A riqueza das Nações’’(1776).
CONTEXTO HISTÓRICO:
Adam Smith, tinha como contexto histórico alguns fatores básicos, que acabaram no final por desencadear a Revolução Industrial, que começou na Inglaterra e em seu país natal, a Escócia.
Tudo começou com o rápido crescimento do mercado externo inglês e atrelado a isso os lucros sempre crescentes de produtos industrializados, esses fatores promoveram então uma série de inovações tecnológicas no final do século XVIII e no inicio do XIX. Outro fator muito importante foi a indústria têxtil e as siderúrgicas, com a têxtil havia um grande desequilíbrio entre os processos de fiação e tecelagem e as siderúrgicas eram muito rudimentares, ainda se usava carvão vegetal para a fundição (usado desde a pré-história), e esse carvão era retirado das florestas perto das minas de ferro, porém, as florestas estavam quase completamente devastadas, e desse modo, com a visão de maiores lucros por parte dos empresários e para suprir essas carências tanto da indústria siderúrgica quanto da têxtil surgiram várias inovações tecnológicas (sendo a máquina a vapor a mais importante), que ajudaram também na eclosão da Revolução Industrial.
TEORIAS HISTÓRICAS E SOCIOLÓGICAS:
Smith, em sua teoria discutiu muito sobre o desenvolvimento do conflito de classes na sociedade, ele dizia que o ser humano era egoísta e só agia em proveito próprio ou em proveito de sua classe e os conflitos eram um resultado desses atos. Para Smith, esses conflitos eram regidos por uma ‘’lei natural’’, chamado de ‘’Mão Invisível’’ e era essa ‘’lei’’ que provocavam