economia politica
O trabalho seria aquilo que o homem, com a natureza, realiza uma ação, onde esta tem por finalidade a superação de uma necessidade. Ou seja, o homem modifica a natureza devido as suas necessidades, seja comida, moradia, lutas por territórios e etc.. Para que ele realize essas ações ele necessita ter algum conhecimento anterior aquela ação, uma base de como ele a realizará, e isso acaba o diferenciando do restante dos animais.
2- Por que o trabalho é essencialmente uma atividade social? Comente.
A partir do momento em que o homem sacia suas necessidades através da modificação da natureza, ele também precisa criar mecanismo de comunicação com os outros homens, então, ao invés de ele mudar somente a natureza, muda também a si mesmo. Cria-se então o ser social, onde o homem, para suprir suas necessidades, necessita se comunicar com outros homens e assim criar sua sociabilidade.
3- Como o trabalho possibilita a humanização da natureza humana?
Ao modificar a natureza para suprir suas necessidades, o homem também de modifica. Ele cada vez mais vai aperfeiçoando suas atividades e cada vez mais evolui na sua maneira de fazer. Assim, ele construindo o ser social, onde por mais que este ainda necessite da natureza para sobreviver, sua relação com esta já é bem menor, porque o homem sempre cria novas necessidades conforme vai se modernizando. Então, quando ele se faz ser social, cria uma sociabilidade, ele fazendo história, sua história, e vai criando assim sua humanização, que vai o diferenciar “totalmente” da natureza, mas não o separar por definitivo, visto que seu lado biológico é insubstituível, tanto para s manter vivo como para se reproduzir.
4- Qual o conceito de “ser social” apresentados pelos autores (Netto, Braz, 2012)?
É o ser que se diferencia do ser social por ter a capacidade de projetar, de criar e de se autoprojetar, de cria-se enquanto ser histórico e ser livre, mas não totalmente, pois