ECONOMIA Politica
De acordo com Marx para que o processo de produção, isto é, a fabricação de bens tome vida é preciso de capital como condição inicial, visto que sem sua presença o processo se tornaria irrealizável. Lembrando que esse capital pode se apresentar em duas formas: Variável, parte do capital total que sai valorizada do processo de produção mediante a criação de mais-valia ou capital fixo, que corresponde a parte não circulante do capital constante, ou seja, a parte do capital utilizada em máquinas, equipamentos, instalações.
O processo de reprodução por sua vez dá a forma da sociedade capitalista. No processo de reprodução existe uma parte de capital procedente de mais-valia, a parte do tempo de um determinado trabalho não paga pelo capitalista. Isso faz com que o capitalista recupere o capital investido durante os ciclos de reprodução , assim o capital gera mais capital.
Capital este que é gera lucro ao capitalista, parte dele é reinvestido na produção ampliando o número de mercadorias e o capital, aumentando a escala de produção como foi dito no primeiro parágrafo, assim desta maneira reprodução do sistema capitalista apenas pode ocorrer em bases de reprodução ampliada.
O MOVIMENTO DO CAPITAL
A circulação do capital é o processo do movimento ininterrupto do capital que passa sucessivamente por três fases: transformação do capital monetário em produtivo, deste em mercantil e, de novo, em capital monetário. Este movimento de capital compreende a fase de produção e por duas vezes a fase de