Economia politica
Curso: Bacharelado em Serviço Social
Turma: B N
Resumo Filme Ilha das Flores
O filme o curta-metragem de Jorge Furtado é baseado em fatos reais, acontecidos na cidade Porto Alegre, que retrata um sistema de troca, onde o principal objetivo é o lucro.
Mostra a realidade enfrentada pelo ser humano mediante as conseqüências da bruta globalização da miséria. Onde muitos indigentes têm que disputar sua alimentação com os porcos. Observando que o ser humano, apesar de ter a capacidade de raciocinar, não tem a mesma oportunidade, filme retrata a desigualdade social que existe no mundo contemporâneo principalmente nos países subdesenvolvidos onde a ma distribuição de renda e a falta de oportunidade de educação gera bolsões de pobreza principalmente nas periferias dos centros urbanos, onde a violência aumenta cada dia.
Também retrata a realidade subumana do cidadão excluído neste país. Essa degradação humana é reflexo de uma política econômica e social perversa, imposta e estabelecida há décadas por aqui, que aniquila os sonhos e as perspectivas de uma vida decente dessas pessoas. Com esses recortes, o filme não apenas aponta as calamidades que ocorrem na Ilha das Flores, mas também as estendem ao Brasil. O curta termina então como uma manifestação velada contra as políticas que há tempos conduzem populações aos lixões, que põem seres humanos abaixo de porcos. Termina em desabafo, com um discurso sobre liberdade, "palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique, e ninguém que não