Economia politica
As Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas os agentes são maximizadores de lucro
Um mercado é o ponto de encontro entre os produtores e os vendedores de um dado produto, isto é, entre a oferta e a procura desse bem. Correntemente, o termo é também utilizado para analisar a formação dos preços dos vários produtos objeto de troca. Consideramdo-se habitualmente, partindo do critério da atomicidade (respeitante ao numero de vendedores e de compradores presentes no mercado), nove possíveis estruturas de mercado: concorrência, oligopólio,monopólio, oligopsónio, oligopólio bilateral, monopólio condicionado, monopsónio, monopsónio condicionado e monopóliobilateral.
Focaremos de seguida, resumidamente, as quatro estruturas mais importantes. Que são; Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolística, Oligopólio, seguindo a ordem elas apresentam as características seguintes:
Concorrência Perfeita: Número infinito de firmas, produto homogêneo, onde participante tem tamanho suficiente para ter o poder de mercado para definir o preço de um produto homogêneo abundante a concorrência acaba sendo totalmente aberta e não existem barreiras à entrada de firmas.
Ex; varias empresas produzindo o mesmo tipo de produto com preços similares, se uma empresa aumentar o preço perde imediatamente a procura.
Monopólio: É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva. Uma única empresa, onde existem vários compradores e apenas um vendedor de um determinado produto, que por sua vez e escasso que não apresenta sucedâneos(substitutos) próximos, com barreiras à entrada de novas firmas. É um