economia politica
A mercadoria, com suas capacidades de satisfazer as necessidades humanas constituem valor de uso. O valor de uso só se realiza com a utilização ou o consumo, e são os veículos materiais do valor de troca. O valor de troca revela-se na relação quantitativa entre valores de uso diferentes, em razão que muda constantemente no tempo e espaço.
No valor de troca abstrai-se o valor de uso da mercadoria, importando somente a relação quantitativa entre elas, mensurada pelo dispêndio de força humana de trabalho necessária para a produção.
2- O valor de troca é a forma necessária de manifestação do valor. Explique.
No valorde troca desaparece o caráter útil da mercadoria, desaparece o caráter útil do trabalho empregado para sua produção ( não é mais o produto do trabalho do marceneiro, sapateiro, etc), resta apenas o dispêndio de força de trabalho humana.
Pondo de lado o valor de uso das mercadorias, obtem- se seu valor.
3- O que são a substancia, a magnitude e a medida de valor?
Substancia do valor – é o trabalho abstrato, caracterizado apenas pelo dispêndio de força de trabalho,
Magnitude do valor- mercadorias que contem iguais quantidades de trabalho, ou que necessitem mesmo tempo para produção possuem mesma magnitude de valor,
Medida do valor- é a duração do trabalho abstrato no tempo.
4- Como se define trabalho útil?
Trabalho útil é o trabalho dispendido para a criação de valores de uso, quaisquer que sejam as formas de sociedade.
5- O que é trabalho abstrato?
É o dispêndio de força humana de trabalho para produção de valor de troca. Abstrai- se a forma e elementos materiais que constituem a mercadoria valor de uso, desaparece o caráter útil dos trabalhos empregados para a produção da mercadoria.
6- Por que o produto da mercadoria tem duplo caráter?
O trabalho produtor de mercadoria produz valores de uso diferentes para que sejam permutáveis entre si. Ao