economia macro e micro
Se a intenção da política econômica for diminuir a taxa de inflação, a medida a ser adotada é a redução dos gastos públicos e o aumento da carga tributaria que reduz o consumo diminuindo os gastos coletivos, se o objetivo for o crescimento o emprego os mecanismos fiscais são os mesmos só que inversos, aumento dos gastos públicos e diminuição da carga tributaria, para aumentar a demanda agregada.
Para que a política tributaria possa ser exercida é preciso seguir o principio da anterioridade, onde a implementação de uma medida só pode ocorrer a partir o ano seguinte a sua aprovação pelo Congresso Nacional.
Política monetária: é a atuação do governo sobre a quantidade de moeda e títulos publico existente na economia. ou seja, o meio de estabilizar e controlar ao máximo os níveis de preços para garantir a liquidez ideal do sistema econômico do país. Para controlar a moeda e a taxa de juros as autoridades monetárias utilizam-se dos instrumentos diretos e indiretos:
Emissões;
Reservas compulsórias (percentual sobre os depósitos que bancos devem colocar à disposição do Banco Central);
Open market (compra e venda de títulos públicos);
Redescontos (empréstimos do Banco Central aos bancos comerciais);
Regulamentação sobre crédito e taxa de juros.
Existem dois tipos de política monetária, a ativa e passiva:
Política monetária ativa: o Bacen controla a oferta de moeda e, nesse caso, a taxa de juros oscila para determinar o equilíbrio entre oferta e demanda de moeda.
Política monetária passiva: o Bacen visa determinar a taxa de juros, seja pela taxa de redesconto ou de remuneração dos títulos públicos. Neste caso, deixa a oferta de moeda variar livremente para manter esta taxa de juros, ou seja, a oferta de moeda fica