Economia Internacional
Modelo Ricardiano
1) Qual a diferença entre o modelo Ricardiano de vantagens comparativas e o modelo de vantagens absolutas de Adam Smith? Mostre as diferenças através de um exemplo.
A diferença consiste no tipo de custo que é considerado na tomada de decisão sobre qual bem produzir.
Há vantagem absoluta na produção de um bem x quando este possui um menor custo de oportunidade, em termos de outros bens, no país do que nos outros.
2) Qual a importância dos salários no modelo Ricardiano?
Como no modelo Ricardiano fora dito que o trabalho é o único fator de produção e que nesse modelo produzem-se 2 produtos a oferta dos produtos será determinada pelo movimento da mão de obra para o setor que pagar mais.
3) Sob quais condições haverá especialização da produção, para o modelo Ricardiano?
Haverá especialização se e somente se o país obtiver vantagens comparativas na produção de bens. Ou seja, se custo de oportunidade da produção do bem em termos de outro bem é mais baixa que em outros países. 4) Quais as implicações, em termos de bem estar, de um padrão de comércio baseado na teoria das vantagens comparativas?
Aumento do bolo econômico mundial devido a especialização de cada pais no produto em que apresenta vantagem comparativa e a princípio aumento do nível de renda de cada indivíduo. O comércio entre 2 países pode beneficiar a ambos os países, se cada um produzir bens nos quais possui vantagens comparativas. 5) Quais as limitações do modelo?
Não existe uma autoridade que determine o que cada país deve produzir ficando a decisão para o mercado onde regem as leis de demanda e oferta.
6) Quais pressupostos são válidos para o modelo Ricardiano?
a) Livre mobilidade de fatores entre indústrias; b) concorrência perfeita; c) 2 países( local e estrangeiro
), 2 bens e o fator de produção é a mão de obra.
7) Usando o modelo Ricardiano com 2 países, onde o país doméstico tem vantagem comparativa em alimentos e que no equilíbrio