Economia global
Atualmente a globalização gera debates sobre serviços financeiros, não dando atenção a questões fundamentais para o seu desenvolvimento como, por exemplo, a distribuição e logística dos processos. Isso acontece devido à boa situação em que se encontram os sistemas de transportes e comunicação, o que proporciona a troca de informações.
Os processos de circulação de bens e serviços são fundamentais para a evolução e continuidade do mesmo. Quanto menor o tempo utilizado para atender aos clientes, quer dizer que a natureza e eficiência da distribuição estão muito bem aplicadas, já que a função dela é de intermediar os compradores e vendedores.
É importante considerar que a logística e distribuição se adaptaram à evolução do mercado, com serviços terceirizados podendo alavancar a velocidade de toda produtividade das empresas, desta forma, surgiram barreiras físicas e obstáculos políticos que afetam a estrutura e operação da distribuição e logística. As empresas estão mais presentes são: atacadistas, varejistas, tradings e empresas de transportes, cada uma desempenhando atividades diversas.
A logística e distribuição crescem em uma vertente heterogênea, isto é, evoluem de forma diferente ao redor do mundo. As diferentes atividades envolvidas nesse mercado atuam de forma de forma dependente. Intensificando a ligação entre aos fornecedores de serviços de logística e distribuição com as novas tecnologias dos setores dos mesmos. O setor da logística sofreu grande transformação com os desenvolvimentos tecnológicos da comunicação e do transporte, o que causou uma modificação favorável nos três critérios do setor – velocidade, flexibilidade e confiabilidade – e, por sua vez, alterou a relação espaço-tempo. Tal acontecimento pode ser observado por meio da facilitação ocorrida na produção em massa pelos sistemas de sua distribuição: redes ferroviárias, rodoviárias e marítimas.