economia global
-Origens e Bases do Mundo Global= Esses São alguns aspectos que explicam o uso das expressões mundo global e globalização, que buscam passar a ideia de que estamos vivendo um momento sem precedentes, marcado pela intensidade e maior diversidade de relações entre distintas partes do planeta.
-Avanços tecnológicos e globalização=Os meios de transporte foram modernizados nas últimas décadas, tornando-se muito mais rápidos e baratos, o que intensificou os deslocamentos de pessoas mercadorias e permitiu maior integração de diferentes regiões do mundo.
-Um mundo conectado por redes e fluxos=A palavra fluxos exprime bem essa mobilidade variada e em ritmo acelerado tão característica do mundo global. Do ponto de vista geográfico, é essencial compreender que esses fluxos ocorrem por meio de um emaranhado denso de redes que possibilita a interconexão entre diferentes lugares.
A ECONOMIA GLOBAL 2
-Fluxos de mercadorias: o comercio global desigual=O comércio internacional, no entanto, continua apresentando desigualdades marcantes entre grandes regiões do globo: grande participação da Europa Ocidental, da América do norte e da parte mais rica da Ásia e marginalização da América Latina, da África e de outras regiões.
-O Poder das Transnacionais=Muitas transnacionais são originarias de países em desenvolvimento (no Brasil temos como os exemplos a Petrobras e a vale, que atuam em 27 países). A maioria e as mais poderosas, no entanto, têm suas sedes nos países desenvolvidos, e o valor dos negócios muitas delas supera o de muitos estados.
-O mercado de Trabalho=Nesse sentido, elas adotam novas tecnologias em seu processo produtivo, e estas exigem de seus trabalhadores constantes e atualização.
-Fluxos de Capital=Os capitais destinados a um determinado país para a construção de novas instalações produtivas (como fábricas, rodovias etc...) são chamados investimentos produtivos ou