economia global
Professor: Luis Carlos Berti
Curso: Relações Internacionais
Turma: 1C
Alunos: Ana Cândida Borges
Felipe Miele
Ian Nobrega
Luísa Della Barba
INTRODUÇÃO
Nós, alunos do primeiro semestre do curso de relações internacionais, iremos realizar adiante uma análise geral da economia no cenário nacional e internacional, abordando dados econômicos e analisando particularmente o setor de turismo, o qual foi escolhido pelo grupo.
ANÁLISE DA ECONOMIA DO CENÁRIO INTERNACIONAL
A economia mundial atravessa um período de transformação, acarretado principalmente pela crise financeira internacional. A quebra sucessiva de bancos, o aumento da taxa de desemprego e a contração da liquidez nas economias ricas criaram instabilidade no mundo inteiro. Após uma fase de turbulência, retorna-se gradativamente à trajetória de crescimento equilibrado e de aumento nos fluxos comercial e de capital.
ESTADOS UNIDOS
Os EUA são a maior e, tecnologicamente, a mais desenvolvida economia do mundo, com produto interno bruto(PIB) estimado de US$14,7 trilhoes em 2010, que é aproximadamente tres vezes maior do que a segunda maior economia do mundo, a da China. Com menos de 5% da população mundial, são responsáveis por cerca de 20% de toda a riqueza produzida no Planeta.
Historicamente, a economia Americana tem mantido uma taxa de crescimento do PIB estável, uma baixa taxa de desemprego e elevados níveis de pesquisa e de investimento financiados por capitais nacionais e, por causa da diminuicao das taxas de poupanca, cada vez mais pelos investidores estrangeiros
O Mercado de trabalho norte-americano atrai imigrantes de todo o mundo e tem uma das taxas mais altas de migracao. O país tem o maior e mais influente mercado financeiro do mundo, casa de grandes e principais bolsas de valores e commodities como NASDAQ, NYSE, AMEX e CME.
Os Estados Unidos são o segundo maior produtor de laranjas e limões do