economia global, rodas da mudança automobilistica
A indústria automobilística foi o principal setor de fabricação no século XX, É predominantemente um setor de grandes corporações e muito importante para o desenvolvimento industrial, com aproximadamente 20 milhões de trabalhadores fabricando automóveis e fornecendo materiais para essa fabricação, é responsavel por metade do consumo mundial de petroleo e quase metade do consumo de borracha.
O circuito da produção de automóveis (forma de produzir)
A indústria automobilística trabalha basicamente como uma indústria de montagem, ela reúne vários componentes dos fornecedores e faz a montagem dos carros, hoje existe uma forte tendência no sentido de desverticalização da produção de automóveis, e as montadoras jogam cada vez mais responsabilidades para os fornecedores.
Ao longo do tempo a indústria automobilística de cada país tem passado por alguns estágios sendo eles 4:
1º - Importação de veículos completos , seguido de altos custos de importação e transporte
2º - Montagem local de veículos a partir de um kit completo de peças, permite economizar com os custos de transporte e fazer mínimos ajustes para o mercado local
3º Montagem abrangendo um mix de componentes importados e peças produzidas localmente.
4º Fabricação de automóveis em escala total.
Mudanças globais na indústria aumobilística (Geografia da produção)
Com o triplicamento da produção de carros desde 1960 a geografia da produção mudou muito. Mais de dois terços da produção estão concentrados em sete países: Japão – Fabricante líder de aumomóveis, aumentou muito sua produção desde 1970 e 1980.
Alemanha -
EUA - perdeu grande parte de sua fatia mundial de produção de carros para o Japão.
França
Coreia – Emergiu praticamente do nada e tornou-se um importante parceiro devido o rápido crescimento da indústria automobilistica da China.
Espanha - grande fabricante por causa do crescimento de mercados no Leste Europeu.
China –