elementos finitos
Curso: Engenharia Mecânica
Adney Damasceno Santos
Código: 11.121.05
Métodos de elementos finitos na solução de problemas na engenharia
São Luís
2013
Resumo
Problemas na engenharia são constantemente analisados por corpos técnicos, com o advento do computador aliado ao cálculo surgiram diversos meios de analisar e simular estes problemas, com diversos softwares ficou mais fácil de entender e sanar estas questões através dos métodos com elementos finitos.
Palavra chave:elementos finitos, problemas na engenharia
1. Introdução.
Em determinados ramos da engenharia os problemas podem ser considerados através dos princípios da mecânica continua. Este estudo trata a matéria como de fosse uma ramo continuo, sem lacunas interiores, considerando seu padrão molecular.
Este conceito nos leva a tanger a definição de ponto geométrico, por artificios matemáticos como limite e derivada no cálculo infinitesimal, portanto a mecânica do continuo na física é descrita por equações diferenciais.
Assim percebe-se logicamente as causas da constituição interna molecular dos materiais.
1.1 Método dos Elementos Finitos
Na análise numérica, utiliza-se as diferenças finitas, com um roteiro a ser seguido numa sequencia lógica. Partindo da definição de operadores numéricos de diferenças finitas introduz-se o conceito de interpolação através das fórmulas de Gregory-Newton e Stirling, que utilizam estes operadores. Em seguida, introduz-se a derivação numérica e a integração numérica (Quadratura) por meioda derivação e integração da fórmula de Gregory-Newton, chegando às fórmulas de Newton-Cotes. Seguindo essa técnica, praticamente todos os tópicos da análise numérica podem ser introduzidos por meio das diferenças finitas, e depois, eles são desenvolvidos para além