Economia final estruturas de mercado monopolio e oligopolio
Monopólio
É um tipo mercado na qual existe um único vendedor (Empresa) para muitos compradores (consumidor), e vende um produto para qual não existem bons substitutos, a sua importância dessa empresa no mercado e absoluta, no caso encerramento de sua atividade a mercadoria deixaria de existir, pelo fato de ser a única para atender toda a demanda. Este tipo de mercado é mais encontrado no sistema publico exemplo abastecimento de água de uma cidade, esta a cargo do governo estadual ou prefeitura. Nesse exemplo existe um monopólio puro por ser a única naquele mercado e a água não tem substituto próximo satisfatório. Outro exemplo, neste caso se ocorresse à aprovação da fusão do Hipermercado Carrefour e Pão de Açúcar iriam formar um verdadeiro monopólio varejista do setor, a fusão dos dois grupos representará um controle em larga escala dos preços dos produtos oferecidos, aumentando o poder de barganha por parte da empresa na compra e oferta de mercadorias e diminuindo a concorrência e elevando os preços.
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vetou a fusão entre as redes de supermercados Pão de Açúcar e Carrefour, pois poderia trazer prejuízo para o consumidor.
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) retirou o apoio financeiro (R$ 4 bilhões) à proposta de fusão entre os grupos Pão de Açúcar e Carrefour, devido o não atendimento às condições estabelecidas o “entendimento entre todas as partes envolvidas", o que não se concretizou.
Monopsônio
Na compra de bens ou serviços é uma forma de mercado que possui um único comprador e inúmeros vendedores, sendo que o comprador é quem determina os preços a serem praticados pelos fornecedores. Um exemplo que podemos citar como mercado Monopsônio, são Cooperativas de Leite que é a única compradora de todos os produtores de leite de uma dada região, como forma de garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite. A empresa Leite Colaso com