Ccqs
Luan Haynner
Thalita Yasmine Tavares Lima
CCQ´s – Círculos de Controle da Qualidade
Luís Eduardo Magalhães
2012
Sumário
Nenhuma entrada de sumário foi encontrada.
INTRODUÇÃO
Após a guerra as empresas/indústrias japonesas iniciaram uma corrida por programas de qualidade e produtividade a fim de tornar suas produções mais competitivas no mercado. Tendo como principio essa necessidade de qualidade e produtividade vários programas de gerenciamento surgiram com o intuito de estabelecer regras e parâmetros de produções. Esses anos de estudo e implantação desses programas fizeram com que as empresas japonesas atingissem um patamar de excelência da competitividade ( alta qualidade e baixos custos) sendo uma forte concorrente com todas as empresas do mundo.
Esse cenário fez com que todos os empresários iniciassem mudanças neste sentido, para assegurar a sobrevivência de sua empresa. Dentre os programas para atingir um controle total de qualidade existem aqueles direcionados para o gerenciamento do crescimento do ser humano através dos programa que envolvem operadores como: Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), Sistema de sugestões, Programa de reuniões- relâmpago e Programa 5s. O objetivo deste trabalho é demonstrar o histórico, objetivo. Problemas que podem ser solucionados, metodologia de funcionamento e as ferramentas auxiliadoras do Circulo de Controle da Qualidade (CCQ).
DESENVOLVIMENTO
Após o período pós-guerra a preocupação com a qualidade dos produtos tornou-se pauta nas indústrias Japonesas. Por esse motivo varias técnicas foram criadas ou coladas em prática com o intuito de melhorar a qualidade de produtividade dos produtos que até então eram vistos como cópias e sem tecnologia.
Uma das ferramentas que auxiliaram nesse controle da qualidade foi o movimento CCQ (Círculos de Controle da Qualidade. Segunda Vieira (2004) o CCQ consiste num pequeno grupo de colaboradores (entre 6 a 12) atuando numa mesma área que se reúne