economia espacial
Nº matrícula: 11311GEO241
Disciplina: Geografia Política
Turma: ☐Diurno☐Noturno
Prof. Dra Rita de Cássia Martins de Souza
Referências Bibliográficas.
SANTOS, M. A totalidade do Diabo. In:_____. Economia espacial. Criticas e alternativas. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 2011. P. 187-203
Fichamento
O subdesenvolvimento e visto pelo terceiro mundo como algo que lhe foi exportado pelos países desenvolvidos, como resultado de sua dependência e da troca desigual. Os métodos e a ideologia do planejamento que prevaleceram na década de 1950 perderam sua credibilidade e não mais são aceitáveis para os países do terceiro mundo. Algo de novo tinha que ser inventado para substitui-los. E foi encontrado nas próprias condições do atual período tecnológico. Em consequência, o mecanismo de planejamento tornou-se mais sutil. Os povos e países envolvidos, que tem passado da lavagem cerebral das teorias orientais acerca do crescimento e do espaço ou que se encontram indefesos perante elas, podem nem sequer suspeitar dos efeitos do planejamento.
Duas razoes principais para que as formas penetrassem nos países subdesenvolvidos são:
Seus resultados não são imediatamente visíveis, o que constitui uma mudança significativa com relação ao planejamento da década de 1950 e do inicio da de 1960.
Em razão da natureza técnica das novas formas, não se torna necessário tocar na estrutura socioeconômica, o que teria importantes consequências politicas.
As formas correntes de ação em áreas rurais ajustam-se nesse esquema geral. Programas oficiais garantem empréstimos a pequenos proprietários de terra para a compra de sementes, fertilizantes, equipamento e etc. E encorajaram a comercialização e a administração modernas. Isso e feito sob o pretexto de ajudar a solucionar problemas de abastecimento de alimentos e de pobreza rural, mas a finalidade verdadeira e modernizar a economia rural e aumentar a composição técnica e orgânica do capital na agriculta. Obviamente, qualquer