Economia do café no sul de minas
Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA
Rafael Araújo
A produção cafeeira e o impacto econômico que ela exerce sobre a região de Varginha.
Varginha
2014
Resumo
O café e hoje um dos frutos mais consumidos no mundo e com uma das maiores produções, pela procura por excelência o Sul de Minas Gerais foi escolhido para o cultivo de um tipo diferenciado de grãos. Hoje nesta região se concentram muitos produtores cafeeiros com fazendas de diversos tamanhos e métodos de cultivo que faz com que esta região seja o reino do café, onde as montanhas íngremes e o clima sempre ameno dão as boas vindas todos os anos ao “ouro negro.”
Introdução
Varginha localizada na região mais ao sul do estado de Minas Gerais possui uma economia diferenciada com tangentes distintas de outras localidades do estado, por ter uma fonte econômica mais direcionada há um tipo de agregação de produtores das cidades do seu entorno.
Esta cidade possui uma localidade privilegiada por estar no eixo entre vias de escoamento essenciais para a região e por ter uma microrregião de pequenas cidades que possuem fonte econômica direcionada a produção agrícola, na maioria delas cafeeira.
Com o passar dos anos e a visão de alguns empresários se comprovou que a cidade conhecida turisticamente por ser a cidade em que o “ET” supostamente teria aparecido era na verdade uma cidade com grande potencial para ser o que é hoje uma das maiores exportadoras de café no âmbito nacional e internacional.
Metodologia
O estudo realizado neste palpitante trabalho parte de anotações e relatos retirados do IBGE:
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui no principal provedor de dados e informações do País, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.
Os dados foram utilizados para fins de